Motorola Milestone 2 review
O Milestone 2 segue a mesma receita de sucesso do primeiro modelo, mas com alguns pequenos ajustes que fizeram uma bela diferença, principalmente para os hard users.
O aparelho conta com o sistema operacional Android 2.2 (Froyo), é Quadband, com tela capacitiva WVGA TFT multitouch com 3,7 polegadas (854 × 480 pixels), teclado QWERTY, processador de 1 GHz, memória interna de 8GB, 512 MB de ROM, expansível com microSD de até 32GB (8 GB incluído no pacote de vendas), câmera de 5 Megapixels com foco automático e flash LED duplo, zoom digital 4x, gravação de vídeo em alta definição 720p (de 24 a 30 quadros por segundo), A-GPS, Bluetooth 2.1, WiFi, ou seja, praticamente tudo o que esperamos de um aparelho top de linha.
Hardware
A tampa da bateria continua um pouco dura para abrir, mas o aparelho é muito firme e robusto, passando uma impressão de qualidade graças a escolha dos materiais utilizados para sua construção.
Tela
A tela continua a mesma, um display TFT WVGA capacitivo com suporte ao multitouch, 3,7 polegadas e 854 × 480 pixels de resolução, sendo que a resolução e as cores são muito boas, mas ainda perdem para o retina display da Apple e para a AMOLED da Samsung. A diferença existe, é visível, mas na minha opinião não poderia ser considerada como um fator decisivo para a compra.
Ergonomia
Se por um lado o aparelho apresenta um peso um pouco maior do que o encontrado em alguns concorrentes como o iPhone 4 e o Samsung Galaxy S, por outro o Milestone 2 é estreito e fica melhor no bolso, e a ergonomia melhorou muito com o alteração da posição das teclas do teclado QWERTY.
É possível operar o aparelho muito bem com apenas uma das mãos, o que nem sempre é possível no Galaxy S e do X10 com suas grandes telas de 4 polegadas, e com o hardware melhorado, o aparelho parece responder de forma muito mais veloz aos controles executados pelo usuário.
Software
O Android 2.2 (Froyo) me pareceu semelhante ao 2.1, mas com o novo hardware as coisas estão funcionando muito melhor! Com mais processador e 8GB de memória interna o Milestone 2 não apresenta mais nenhum erro por falta de memória, e mesmo após a instalação de 210 aplicativos tudo continuou rodando muito bem e sem nenhum engasgo.
O Motoblur também é uma novidade no aparelho, e integra de maneira competente as redes sociais com o sistema operacional Android, mas eu ainda prefiro utilizar aplicativos de terceiros para esta tarefa, mas tudo é uma questão de gosto pessoal. Outro ponto que vale a pena comentar é a possibilidade de utilizar o Milestone 2 como roteador WiFi de forma nativa com a ajuda da rede 3G para até 5 dispositivos ao mesmo tempo, que pode ser muito útil para quem trabalha muito fora de casa.
Os comandos de voz também foram incluídos no aparelho, e ajudam bastante nos momentos em que não podemos iutilizar as mãos para acessar algumas informações ou executar tarefas no aparelho. O Galaxy S não conta com estes comandos, e depois de usar no Milestone 2 é muito chato ficar sem eles.
O Milestone também conta com o DLNA, que permite o controle e a reprodução de arquivos armazenados no aparelho celular ou em outros dispositivos com esta função sem a necessidade de cabos, o que é mais uma novidade interessante em termos de software.
Para transformar o aparelho em um Hotspot WiFi basta acessar um simples aplicativo com um único toque na tela, o que é muito interessante. Ainda falando em software, o aparelho possui a lojas de Aplicativos Android Market e a Shop4Apps da Motorola, o que amplia a opções de compra e download de aplicativos e games para o aparelho.
Para terminar esta parte de software, vale a pena comentar que o aparelho possui o aplicativo Quickoffice completo para criação, edição e leitura de documentos do pacote Office instalado para Word, Excel, Power Point e PDF na tela do celular.
Câmera
A câmera continua a mesma, com 5 Megapixels, foco automático e flash LED duplo, zoom digital 4x, mas o que melhorou foi a gravação de vídeo em alta definição 720p com de 24 a 30 quadros por segundo, que deixou as imagens mais fluídas e bonitas. No mais, sem grandes novidades por aqui.
Mantendo a mesma performance do aparelho anterior, fotos noturnas ainda não são boas.
Bateria
A bateria possui 1390 mAh e me pareceu um pouco melhor, mais como todo smartphone, ainda depende de alguns malabarismos por parte do usuário para durar um dia de trabalho mais intenso. Sabendo usar com economia pode chegar a um dia inteiro ou até um dia e meio de uso sem grandes problemas. Desligar o WiFi e o 3G quando não estiver navegando e reduzir a luminosidade podem ajudar bastante na economia de energia.
Áudio
O áudio é muito bom, e o único auto falante da parte traseira do aparelho consegue alcançar um bom volume, e o conector do fone de ouvido na parte superior do aparelho também está ok, com um desempenho dentro do esperado. O Music Player foi renovado e agora integra em um único aplicativo o player de MP3, rádio pela internet, vídeos (YouTube, biblioteca interna e Canais GoTV – música), identificador de músicas da Sound Hound e uma integração social com a comunidade do TuneWiki.
GPS
O GPS não ganhou nenhuma modificação nesta nova versão, mas agora conta com o navegador do próprio Google instalado no aparelho com a navegação por voz e totalmente gratuito. O ponto fraco desta solução sem dúvida alguma é o consumo dos dados da rede 3G. Ainda assim eu prefiro esta solução do que aqueles softwares para avaliação por 30 dias que depois não podem ser apagados do aparelho.
Recepção para chamadas
A recepção para chamadas de voz é excelente, mantendo o bom desempenho do Milestone anterior.
A recepção para chamadas de voz é excelente, mantendo o bom desempenho do Milestone anterior.
Conclusão
O Milestone 2 parece o mesmo aparelho, mas definitivamente não é, pois foi modificado nos pontos críticos do modelo anterior, e agora apresenta um desempenho realmente muito bom, que no final das contas é o que todos esperam de um bom Smartphone.
Eu apontaria como pontos negativos neste aparelho somente os seguintes itens:
- Não vira a tela na horizontal quando alteramos a posição do aparelho sem a abertura do teclado, sendo que isso somente acontece dentro dos aplicativos (não vira na tela home nem na lista de aplicativos).
- A câmera ainda continua idêntica a existente no Milestone 1, apresentando fraco desempenho para fotos noturnas.
- A tampa da bateria está bem firme, mas é muito dura de abrir.
- Falta um rádio FM e uma TV Digital.
- Falta uma câmera frontal para vídeo conferência.
Agora os pontos positivos, que na minha opinião compensam com folga os negativos:
- Processador muito veloz.
- Memória interna de 8GB que faz a diferença na performance do aparelho.
- Android 2.2 (Froyo) com a possibilidade de instalação de aplicativos e games no cartão MicroSD.
- Possibilidade de utilização do aparelho como Hotspot 3G para até 5 aparelhos ao mesmo tempo.
- Gravação de vídeos em HD 720p.
- Teclado QWERTY mais confortável depois da saída do botão direcional.
- DLNA.
- Office Gratuito completo.
- Sistema operacional muito mais redondo do que o do Milestone 1.
Em resumo, um ótimo aparelho que pode ser considerado um grande ajuste no Milestone 1, e pode ser uma bela opção para quem procura um bom aparelho com o sistema operacional Android ou até para quem gosta do Milestone 1, mas sofre com os problemas do aparelho que foram totalmente resolvidos neste novo modelo.
Se você gostou deste post, por favor faça seu comentário.
0 comentários:
Postar um comentário